Livro ensina passo a passo como fazer filme

Conciso e de fácil leitura, guia dá dicas sobre todo o processo de produção audiovisual a aficionados que têm uma ideia na cabeça e uma câmera ou celular na mão

movie-2545676_1280
Apaixonados por cinema podem conhecer regras fundamentais sobre a linguagem em livro que ensina passo a passo

7 de setembro de 2018 – Cinema

O “Guia para fazer seu próprio filme em 39 passos” (Editorial Gustavo Gili, 136 páginas, 59 reais), da revista britânica Little White Lies, cumpre com eficiência sua proposta: apresenta de maneira concisa e didática o bê-á-bá àqueles que querem se aventurar no mundo do audiovisual.

Dividida em quatro grandes temas ( preparativos, filmagem, pós-produção e recursos), a obra apresenta ótimas referências de clássicos e projetos mais atuais que exemplificam a linguagem do cinema.

O passo a passo é mais voltado a amadores ou estudantes com poucos recursos, mas pode ser útil a todos que se interessem pelo tema, inclusive aqueles que não pretendem pôr a mão na massa, mas que gostam de curtir uma pipoquinha no sofá de casa.

Para quem pensa em se aventurar pelo processo de criação, o livro mostra a importância de planejar a história por meio do storyboard e do cálculo do orçamento, por exemplo, bem como de montar a equipe e pensar nas locações e nos equipamentos.

Quanto às técnicas de filmagem, dá dicas de composição, planos, tomadas e outros aspectos típicos da linguagem. Com diagramação leve e escrita didática, a obra apresenta a maioria das regras básicas do cinema.

E o mais legal: a produção leva em consideração eventuais limitações que amadores possam ter e também o uso das novas tecnologias. Por isso, não desanime se você tem planos de gravar com celular. É possível criar produções com baixo orçamento, a exemplo das obras Frances Ha (Noah Baumbach, 2012 ) e Following  (Christopher Nolan, 1998), que aparecem como referência no guia.

Ainda há dicas de pós-produção e tabelas para a sistematização de todo o processo, como fichas de elenco, modelo de roteiro e planos de filmagem.

Para quem gosta apenas de apreciar a sétima arte, as páginas em azul trazem indicações de filmes que todo cinéfilo deveria conhecer ( há clássicos e trabalhos mais atuais).

Perfeito para quem sonha em aprender sobre o tema e não tem grana ou tempo para investir em uma educação formal, o livro é um curso conciso, eficiente e compacto sobre o que aspirantes e apaixonados deveriam saber de cor e salteado sobre cinema.

Este artigo também foi publicado no Resumo Fotográfico

Gostou da dica? Então compartilhe o post com os amigos nas redes sociais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s