Robert Whitaker: mais que o fotógrafo dos Beatles

Artista inglês também fotografou outros famosos, como Mick Jagger e Eric Clapton;  exposição no Teatro-Museo Dalí, na Espanha, mostra acervo de imagens do pintor espanhol clicadas por Whitaker

Bob-Whitaker-Admiration-500x396
Robert Whitaker simula foto famosa de John Lennon tirada por ele mesmo. A recriação é de Emilie Sandy e faz parte da exposição Deja Vu.

6 de junho de 2018 – Fotografia

Robert Whitaker ( 1939 – 2011) é um fotógrafo inglês majoritariamente conhecido pelos registros que fez da banda The Beatles. Se você gosta do grupo britânico, provavelmente já viu a foto de John Lennon com o olho esquerdo coberto por uma flor de dente-de-leão. Ou então já ouviu falar da famosa capa do álbum ” Yesterday and Today” (1966),  na qual os músicos vestem jalecos brancos de açougueiro e olham risonhos para a câmera, entre bonecas decapitadas e aparentes pedaços de carne. Na época,  a imagem chegou a ser vetada por ser considerada de mau gosto. Hoje faz parte do folclore da banda. Essas imagens, e tantas outras, foram registradas por Whitaker, que foi durante anos o fotógrafo oficial do grupo.

Whitaker não  fazia apenas as fotos oficiais dos Beatles, mas também cobria os bastidores e produzia cliques mais íntimos do grupo. O acervo é imenso, como é possível ver no site oficial do artista e na página dele no Getty Images. Mas nem só dos Beatles viveu o fotógrafo. Ele fez interessantes retratos de outras celebridades, como Mick Jagger e  Eric Clapton, e foi também fotógrafo de guerra.

Mick Jagger as Ned Kelly
Mick Jagger como Ned Kelly, fora da lei australiano que virou lenda. Foto: Robert Whitaker.

O artista também foi responsável por produzir um extenso arquivo de fotos do excêntrico pintor espanhol Salvador Dalí. As imagens revelam o pintor, como sempre, totalmente à vontade com a câmera, e também mostram ângulos inusitados e íntimos do artista.  Segundo matéria do jornal El País, Whitaker teria dito que pretendia “fotografar todos os buracos [ de Dalí] que pudesse encontrar, começando por suas orelhas, sua boca e seu nariz”. Atualmente, uma mostra dessas imagens pode ser  vista no Teatro – Museo Dalí, em Figueres, na Espanha.

1527705842_299455_1527708097_sumario_normal_recorte1
Primeiro plano do olho de Dalí, no qual Whitaker pode ser visto refletido. Foto:  Robert Whitaker. 

Artista de mais de uma obra, Robert Whitaker se dedicou à fotografia de guerra a partir de 1970, cobrindo conflitos em países como Vietnã, Bangladesh e Camboja. Ele abandonou a fotografia profissional logo após sua mulher, Sue, quase ser morta na Síria em 1972.  O fotógrafo faleceu no dia 20 de setembro de 2011 aos 71 anos.

Veja outros importantes trabalhos do artista aqui.

Não quer perder nenhuma dica de fotografia? Acesse e curta a fanpage do blog.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s