Quer ser fotógrafo? Conheça os 5 termos essenciais da fotografia

Entender conceitos básicos pode ser fundamental na hora de desenvolver sua habilidade fotográfica. Confira a explicação de 5 termos essenciais da fotografia que O Pequeno Disparo preparou para você

1
Aprender alguns termos básicos da fotografia é essencial para fazer boas imagens

28 de março de 2018 – Fotografia 

Quem é apaixonado por fotografia sabe que há certos conceitos que envolvem essa área do conhecimento que podem ser um pouco confusos, principalmente quando a gente está começando. Ter um pouco de dificuldade em compreender alguns termos essenciais da fotografia é normal, mas entendê-los bem é muito importante para todos aqueles que curtem fotografar.  Por isso, que tal aprender agora os 5 conceitos fundamentais dessa arte? Então, continue acompanhando esse artigo e aproveite!

Diafragma: medindo a luz com o conceito número um entre os termos essenciais da fotografia

Na fotografia, o diafragma é uma peça localizada na objetiva que regula a quantidade de luz que vai entrar na câmera. Os números de abertura do diafragma variam de um valor mínimo, que pode ser 1.8 ou 2.4, por exemplo, a um valor máximo, como o f. 22. Esses valores dependem das características da lente utilizada e se referem precisamente à abertura da peça no momento do clique. Quanto maior a abertura, representada por valores menores como o 1.8 exemplificado acima, mais luz entra na câmera.

O diafragma também se relaciona com a Profundidade de Campo. Quanto mais aberto, menor é a área de foco na imagem.

Obturador: controlando a exposição

Já o obturador é um dispositivo que controla o tempo de exposição do sensor ou filme. É como uma cortina que, se muito tempo aberta, deixa entrar luz por mais tempo. Ao contrário, se a cortina abrir e fechar muito rápido, a luz vai ter menos tempo para atingir o sensor.

O tempo de abertura do obturador, ou o tempo de exposição, aparece normalmente no formato 1/x, no qual x é a fração de tempo em segundos. Um exemplo: 1/8000s é uma velocidade rápida do obturador;  já com 10 segundos  o dispositivo vai manter a cortininha aberta por um tempo relativamente maior e você vai poder criar, por exemplo,  imagens que registram o rastro de um movimento,  como o desenho das luzes dos faróis de carros que circulam à noite pela cidade.

ISO: a sensibilidade do sensor em relação à luz

Entender o funcionamento do ISO é muito importante para garantir a qualidade das suas fotos. O ISO mede a sensibilidade do filme ou sensor em relação à luz. Quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade do suporte à luminosidade. Assim, em condições de pouca luz, você pode precisar aumentar o ISO para conseguir fazer a foto. Mas atenção: quanto maior o valor do ISO, maior a chance da foto apresentar ruído. Ruído é o termo que se refere a pontilhados na imagem que comprometem sua nitidez.

Balanço de Branco: pensando a temperatura de cor

O balanço de branco está relacionado com a temperatura de cor da imagem. Normalmente, você pode selecionar a opção automática das câmeras, mas o recomendável é que você aprenda a fazer o balanço manualmente. Controlando essa opção, você pode garantir  que a imagem apresente uma tonalidade fiel àquilo que você vê no visor, ou pode optar por “esfriar” ou “aquecer” a imagem. Sabe quando a gente tira fotos de pessoas dentro de casa e elas saem com a pele amarelada, por causa da luz de tungstênio? É aqui que você pode corrigir a tonalidade da pele dessas pessoas e de toda a cena.

Fotometria: a arte de medir a luz

A fotometria está, na verdade, relacionada com todos os tópicos anteriores. As máquinas digitais possuem um fotômetro na câmera, que é aquela régua que aparece no visor e que você pode mudar no modo manual. O meio da régua, normalmente indicado por uma seta, marca a exposição ideal. Você muda a fotometria justamente pensando na quantidade de luz que você quer que chegue no sensor da câmera, a partir de alterações no diafragma, obturador e ISO.

E aí, curtiu a explicação desses 5 termos essenciais da fotografia? Ter a definição deles na ponta da língua e entendê-los na prática é fundamental para você se tornar um fotógrafo competente e antenado. Agora, é só praticar e compartilhar essas dicas nas suas redes sociais. Que tal? Boa sorte e mão na massa!

Não quer perder nenhuma dica de fotografia? Acesse e curta a fanpage do blog.

 

Anúncios

Um comentário em “Quer ser fotógrafo? Conheça os 5 termos essenciais da fotografia

  1. Pingback: Inscrições abertas para concurso fotográfico que oferece viagem ao Marrocos e mentoria – O PEQUENO DISPARO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s