Encontradas fotos inéditas de Gerda Taro e Robert Capa em ação

O Centro Documental da Memória Histórica da Espanha identificou novas fotos dos famosos fotógrafos de guerra; veja

taro_pequena
Gerda Taro, de costas, durante funeral do general Lukacs, na Espanha. Valencia, 12 de julho de 1937 / Foto Emilio Rosenstein “Emil Vedin”. MECyD. Centro Documental de la Memoria Histórica.

14 de fevereiro de 2018 – Fotografia 

O Centro Documental da Memória Histórica de Salamanca divulgou duas fotos inéditas em que os pioneiros do fotojornalismo de guerra Robert Capa e Gerda Taro aparecem em ação.

As fotos foram tiradas pelo polonês Emilio Rosenstein, médico judeu que se juntou à Brigada Internacional durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

A primeira foto divulgada ( imagem acima) retrata Taro em primeiro plano, de costas, fotografando o funeral do general húngaro Lukacs, dias antes da data em que morreria durante cobertura da guerra civil.

capa
Robert Capa, à esquerda, com sua câmera junto a soldados, em Valência, Espanha. Valencia, 12 de julho de 1937 / Foto Emilio Rosenstein “Emil Vedin”. MECyD. Centro Documental de la Memoria Histórica.

A outra foto (acima) retrata Endre Ernö Friedmann , o Robert Capa, à esquerda e de lado, caminhando com sua câmera junto a soldados, em Valência.

Gerda Taro e Robert Capa foram pioneiros em registrar imagens de guerra de maneira dramática, dinâmica e próxima aos acontecimentos. Taro foi a primeira mulher a morrer durante uma cobertura fotográfica de conflito. Ela faleceu no dia 26 de julho de 1937 em um acidente com um tanque de guerra.

Capa também morreu durante uma cobertura fotográfica. Em 1954, ele faleceu ao pisar em uma mina terrestre durante a Guerra da Indochina (1946-1954).

Hey! Gosta das nossas publicações? Ajuda a gente!  Acesse e curta a fanpage do blog.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s