Exposição traz fotos inéditas de Frida Kahlo a Belo Horizonte

Quem ainda não conferiu tem até o dia 17 de fevereiro para ver “Diego e Frida – um sorriso no meio do caminho” na CâmeraSete; veja fotos da exposição

180109Frida-00046
“Diego e Frida – Um sorriso no meio do caminho” fica até o dia 17 de fevereiro na CâmeraSete, em Belo Horizonte.  © Ana Oliveira.

17 de janeiro de 2018 – Fotografia 

Hoje em dia ela está em todas as partes. No filme, em camisetas, em canções,  nas ruas quando é época de carnaval. Não há dúvidas de que, décadas após sua morte,  a pintora mexicana Frida Kahlo (1907- 1954) se transformou em símbolo pop.  Com suas sobrancelhas marcantes, ela é símbolo do feminismo e da força da mulher.  Quem gosta da pintora e ainda não conferiu a exposição “Diego e Frida – Um sorriso no meio do caminho”  tem até o dia 17 de fevereiro para ver a mostra em cartaz na CâmeraSete, no centro de Belo Horizonte.

A exposição conta com fotos inéditas da pintora e seu parceiro, o muralista Diego Rivera. As fotos abordam várias épocas da vida do casal, da infância de Frida até sua morte. A coleção, que no Brasil só passa por Minas Gerais e Pernambuco, apresenta o registro de amigos e figuras famosas, como os fotógrafos Nickolas Muray e Edward Weston. Como a própria obra de Kahlo, tem caráter intimista e registra pontos importantes da sua vida pessoal.

Para quem não conhece, a história de Frida foi marcada por tragédias. Na infância, foi diagnosticada com poliomielite. Aos 18 anos, outro infortúnio mudou o curso de sua vida. A moça sofreu um acidente de ônibus que trouxe graves sequelas em anos seguintes, como repetidos abortos e a amputação de uma perna. Mas o acidente também foi responsável por aproximá-la das artes. Deitada por dias corridos numa cama durante o processo de recuperação, ela pintou seus primeiros quadros num cavalete improvisado que se adaptava ao leito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jovem, conheceu o infiel Diego Rivera, com o qual casou, se descasou e casou de novo. Também foi infiel, traiu o marido com homens e mulheres, com gente comum e com personalidades, a exemplo do russo Leon Trotsky. Sentia um amor obsessivo pelo marido e sofria quando não estava com ele.

Infortúnios da vida, amor doentio, história do México, aborto, feminismo – embora ela nunca tenha dito explicitamente que era feminista – questões sociais, comunismo: tudo isso aparece na obra de Kahlo.  A obra dela é marcante porque ela explorou, como ninguém havia feito antes, as próprias mazelas na tela, de maneira profunda e sem piedade. Parafraseando-a, tratou de pintar o que ela mais conhecia, ela mesma.

f
Quadro ‘Autorretrato com colar de espinhos e beija-flor’, de 1940 (Foto: Reprodução/ Flickr/ Yuan Tian/ Creative Commons)

Mas voltemos ao serviço: sobre a exposição, a visitante Lucia Castelo Branco, apaixonada pela artista, comenta  “é a segunda vez que eu tô vendo. O que eu gostei de ver foi essa intimidade que algumas fotos capturam e a singeleza delas. Tem fotos do casamento dos dois, da Frida criança, dela depois do acidente, do funeral. Adorei ver. Esse olhar intimista e todos esses detalhes são o grande forte da exposição”. Já Junia Rabelo, outra fã da pintora, comemora: ” acho ótimo a gente conhecer um pouco melhor da vida dela. Nunca tinha visto fotos da Frida. Eu já tinha visto dois ou três filmes sobre ela, mas fico contente de poder ver essas fotos inéditas de pertinho”.

“Diego e Frida – Um sorriso no meio do caminho” é imperdível para quem gosta da artista mexicana e quer ver de perto como a fotografia pode nos aproximar ainda mais dessa mulher que se mostrou tanto nas próprias telas.

Serviço

Diego e Frida – Um sorriso no meio do caminho

Data: até 17 de fevereiro. Terça a sábado, das 9h30 às 21h.

Local: CâmeraSete – Avenida Afonso Pena, 737, Centro, Belo Horizonte.

Entrada gratuita.

Não quer perder nenhuma dica de fotografia? Acesse e curta a fanpage do blog.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s