Concurso celebra coragem das mulheres fotojornalistas

Prêmio é homenagem a Anja Niedringhaus, fotógrafa ganhadora do Pulitzer que foi morta no Afeganistão; inscrições até 19 de janeiro

image04
Anja Niedringhaus/International Women’s Media Foundation 

9 de janeiro de 2018 – Fotografia 

Está aberto até o dia 19 de janeiro o período para as inscrições para o Prêmio Anja Niedringhaus de Coragem em Fotojornalismo. Podem participar mulheres fotojornalistas do mundo todo. O prêmio da competição é de 20 mil dólares. A fotógrafa escolhida também vai ter o trabalho exibido no Festival de Jornalismo Visual do World Press Photo, que acontece em abril deste ano.

Para se candidatar é preciso se identificar como mulher e trabalhar em tempo integral como fotojornalista, seja de maneira freelancer ou associada a algum veículo de comunicação. É também importante atuar com temáticas de risco.

O concurso pede o envio de 12 fotografias que representem o trabalho da candidata e que sejam relacionadas à cobertura de ambientes desafiadores. É também preciso escrever um texto, em inglês, que responda a estas perguntas : que histórias a candidata conta por meio de suas fotos? A candidata trabalha sob que circunstâncias? Como as fotografias submetidas capturam o  escopo de seu  trabalho? Como a carreira e o trabalho da candidata refletem os valores de Anja Niedringhaus?

A premiação é uma homenagem a Anja Niedringhaus, fotógrafa alemã ganhadora do prêmio Pulitzer que foi morta durante cobertura no Afeganistão em 2014. Niedringhaus estava no país pela Associated Press cobrindo as eleições presidenciais quando um policial disparou contra o carro em que ela estava com a jornalista Kathy Gannon.

O prêmio tem como objetivo celebrar a coragem e a dedicação das mulheres fotógrafas que, como Niedringhaus o fez, dedicam suas vidas a trabalhar em áreas de conflito a favor do jornalismo e da sociedade. A iniciativa é da  International Women’s Media Foundation.  Mais informações aqui  (em inglês).

Não quer perder nenhuma dica de fotografia? Acesse e curta a fanpage do blog.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s