Totalmente em foco

Conheça a “fotografia pura” do histórico Grupo f.64

 

Winter Yosemite Valley_ Ansel Adams
Winter Yosemite Valley (1933–34), Ansel Adams.

3 de outubro de 2017 – Fotografia 

Já ouviu falar do Grupo f.64? Um dos mais importantes movimentos da história da fotografia, ele surgiu na década de 1930 nos Estados Unidos com o intuito de propor um novo rumo para essa arte. Segundo o movimento, a fotografia deveria abraçar suas características intrínsecas e buscar a reprodução da realidade tal como ela é. Defendia uma estética purista: imagens com grande profundidade de campo e que fossem a documentação não manipulada da realidade.

O Grupo f.64 fazia oposição ao pictorialismo, estilo em voga na época que pregava a aproximação entre a fotografia e outras técnicas, como a pintura e a gravura. Para se assemelhar a desenhos, por exemplo, fotos pictorialistas costumavam ter um foco suave e serem impressas em papel lustroso.

Se opondo a essa ideia, os integrantes do Grupo f.64 acreditavam que a fotografia deveria abraçar sua essência ao invés de tentar ser um simulacro de outras linguagens.

Dunes, Oceano (1936). Edward Weston.
Dunes, Oceano (1936), Edward Weston.
Nude (1925). Edward Weston..
Nude (1925), Edward Weston.
“Bone and Sky.” Circa 1932.Credit Willard Van Dyke
Bone and Sky ( cerca de 1932),  Willard Van Dyke

O nome do estilo vem da menor abertura das lentes das câmeras de grande formato da época, o diafragma 64. Essa abertura era justamente a que garantia maior profundidade de campo e foco nas fotos, sendo, portanto, a queridinha dos fotógrafos.

O movimento teve início precisamente em 15 de novembro de 1932, no Museu Memorial de M. H. de Young em São Francisco. Teve integrantes ilustres como Ansel Adams, Imogen Cunningham, John Paul Edwards, Consuelo Kanaga, Alma Lavenson, Sonya Noskowiak,  Willard Van Dyke, Dorothea Lange, Brett Weston, e Edward Weston.

Foi revolucionário pela contribuição que deu para o reconhecimento da fotografia enquanto arte e pela presença significativa de mulheres no seu quadro de integrantes.

Não quer perder nenhuma dica de fotografia? Acesse e curta a fanpage do blog.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s