Audrey Tautou, de ‘Amélie Poulain’, se lança como fotógrafa

Os cliques da atriz podem ser conferidos pela primeira vez em festival na França; veja algumas das fotos da artista

audrey_p
Autorretrato de Audrey Tautou. Atriz francesa tem se aventurado pelo universo fotográfico.

28 de junho de 2017 – Fotografia 

Foi ainda na infância que Audrey Tautou estabeleceu seu primeiro contato com a fotografia. A menina Tautou admirava Dian Fossey,  popular zoóloga americana, e sonhava com a possibilidade de uma vida cheia de aventuras na qual pudesse fotografar a vida selvagem.  Mas foi com o sucesso de ” O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, filme de 2001 que fez da atriz uma celebridade mundialmente conhecida, que a fotografia surgiu na vida de Tautou como válvula de escape. Fotografar se tornou para ela uma forma de lidar com o estrelato e Tautou desenvolveu o hábito de tirar fotos de jornalistas após sessões de entrevistas. Desde então, e já passados mais de 15 anos, a arte de fotografar foi se tornando cada vez mais indispensável para ela, conforme entrevista publicada pelo The New York Times. Agora, pela primeira vez, a artista vai apresentar seu trabalho fotográfico ao público. A exposição “ Audrey Tautou: Superfacial” faz parte da programação do Rencontres d’Arles festival, em Arles, na França.

img34_p
Sem título, Audrey Tautou.

A exposição tem quatro núcleos principais. Há fotos de jornalistas que a artista tirava após as sessões de entrevista, fotos do reflexo dela em espelhos, imagens mais elaboradas, na qual a artista produziu o cenário e montou personas, e uma espécie de making of capturado por duas câmeras que automaticamente registravam os movimentos da artista enquanto ela montava os cenários para as fotos das personas ( as câmeras usavam um sistema de gatilho infravermelho sensível ao movimento).

2017-taut-cat01-1
Sem título, Audrey Tautou.

Tautou cita como influência Nan Goldin, Francesca Woodman, André Kertész, Martin Parr e Brassaï.

audrey_tautou_3_0
Sem título, Audrey Tautou.

A fotografia reapareceu na vida de Tautou como uma forma de ajudá-la a enfrentar o desafio do estrelato. Durante muito tempo, nem mesmo amigos íntimos da atriz sabiam de seus projetos fotográficos. Após anos vivenciando tal arte no anonimato, ela agora optou por compartilhar também essa forma de expressão artística com o público.

Audrey Tautou: Superfacial” está em exposição no Rencontres d’Arles festival, em Arles, França, de 3 de julho a 24 de Setembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s